A estimulação magnética transcraniana é uma técnica NÃO INVASIVA baseada em geração de campo eletromagnético para modulação da resposta neuronal de determinada área cerebral. Através dessa técnica é possível estimular ou inibir regiões especificas do cérebro.
A EMT é uma técnica para tratamento, principalmente, de depressão e dores crônicas, como por exemplo fibromialgia. A técnica consiste em estimular o cérebro com pulsos magnéticos.
De forma geral, essas ondas magnéticas têm a função de estimular os neurotransmissores como a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e o glutamato, que são os responsáveis por propagar os impulsos nervosos do cérebro e manter o bem-estar emocional.
Também conhecida como EMT, é uma técnica NÃO INVASIVA baseada em geração de campo eletromagnético para modulação da resposta neuronal de determinada área cerebral. Através dessa técnica é possível estimular ou inibir regiões especificas do cérebro.
Estudos de renomadas universidades, dentre elas a Harvard University, mostraram que a Estimulação Magnética Transcraniana apresenta grau de evidência A (o mais elevado) para o tratamento de transtorno depressivo refratário ao uso de medicações antidepressivas.
A Estimulação Magnética Transcraniana é utilizada especialmente em pacientes depressivos que não respondem a nenhum medicamento, isso equivale a 33% dos pacientes com transtorno depressivo no mundo, segundo dados da OMS.
Eis alguns esclarecimentos a respeito do uso do equipamento de Estimulação Magnética Transcraniana:
– é um procedimento mundialmente conhecido, cientificamente comprovado, eficaz, seguro, INDOLOR, NÃO INVASIVO e não medicamentoso.
– o paciente fica acordado durante todo o procedimento e não tem efeitos colaterais.
– as sessões duram menos de uma hora, não há anestesia e quem recebe o tratamento pode seguir normalmente com a rotina.
– é um tratamento APROVADO pela ANVISA e CFM – Conselho Federal de Medicina.
– a técnica utiliza a emissão de campo eletromagnético, similar à Ressonância Magnética. Desta forma, NÃO HÁ RADIAÇÃO IONIZANTE.
É um tratamento não invasivo, não necessita anestesia nem internação, não tem efeitos colaterais, cada sessão dura entre 20 e 30 minutos e o paciente consegue seguir com sua rotina antes e depois das aplicações.
QUEM PODE FAZER?
Qualquer pessoa diagnosticada com um quadro clínico onde a EMT comprovadamente possa funcionar e que não tenha nenhuma condição que coloque em risco o uso do equipamento de estimulação.
A EMT não é indicada para pessoas com placas metálicas implantadas no cérebro ou que já tenham apresentado quadros de convulsão ou epilepsia.